Descrição enviada pela equipe de projeto. Ampliação de uma casa não regularizada, sem o certificado de vistoria de conclusão de obra. A propriedade está localizada a uma curta distância da estação Kanamachi, em uma área residencial de baixa altitude, próxima ao Parque Mizumoto, um parque famoso em Tóquio. O cliente adquiriu a edificação pré-existente de 61,27 m² em 2010. À medida que as crianças cresciam, a pequena casa de madeira de dois pavimentos se tornava muito pequena para a família de quatro pessoas. Quando o filho mais velho iniciou o ensino médio, surgiu a necessidade de um quarto individual, o que os levou a começar a pensar em uma apliação.
A edificação existente tinha uma licença de construção emitida em 2000, mas não havia sido submetida à inspeção final necessária para sua conclusão, portanto, não tinha o CVCO. Além disso, existiam grandes diferenças entre os projetos apresentados na prefeitura e a construção, previamente a casa estava localizada mais próximo do lado leste do que do lado oeste, além de várias diferenças na localização dos pilares e vigas anti-sísmicas. Assim, realizamos os procedimentos necessários, solicitamos novamente a licença de ampliação e finalmente obtivemos o "certificado de inspeção de conclusão".
A ampliação se mistura com os contornos pré-existentes do edifício. Os atuais proprietários não herdaram a construção existente, a qual também não foi construída por eles, no entanto, depois de 10 anos vivendo no local, a casa se tornou um local cheio de memórias preciosas. Portanto, decidimos manter o perímetro pré-existente da casa de 20 anos e, de modo a transformá-lo em um espaço interno livre, retiramos o mínimo de elementos das paredes externas, grades da varanda, venezianas, etc., mantendo o resto como estava.
O que antes eram os espaços externos agora são internos, dentro da área estendida, entretanto, mantivemos à aparência de "exterior", utilizando diferentes materiais de acabamento e instalando uma claraboia, que fornece uma iluminação natural tênue. O elemento mistura o interior exterior e o interior-exterior, bem como os novos materiais com os antigos na totalidade.
A ampliação e a abertura superior em formato de L. A construção pré-existente tinha uma exposição à luz natural tão pobre, sendo necessário fazer o uso da iluminação artificial mesmo durante o dia. Com a instalação da janela em formato de L, onde costumava ser a varanda, obtivemos a iluminação natural necessária, transformando o que tende a ser uma desvantagem do projeto de ampliação em uma vantagem.
Sala de estar tridimensional. A primeira sala de estar fica no centro do primeiro pavimento, onde toda a família se reúne. A segunda sala, reservada as crianças, está localizada no patamar da escada, que leva ao segundo pavimento. A terceira sala de estar fica no segundo pavimento, e possui um persiana acima da primeira sala de estar. Uma sala de estar tridimensional faz a conexão entre a construção pré-existente e sua extensão, onde as pessoas podem sentir a presença umas das outras a qualquer momento, e sua utilização varia de acordo com a estação do ano, a hora do dia e dos usuários.
Layout descentralizado de múltiplos acessos. No primeiro pavimento, projetamos duas grandes portas duplas de acesso, e uma porta de entrada secundária na fachada oeste. O piso de concreto em forma de "L” acompanha a sala de estar, bem como os pilares pré-existentes da fachada original. A sala é um espaço de múltiplos acessos, que conecta outras áreas, como a cozinha e o banheiro. Quanto às escadas, as crianças podem usar o sofá como um atalho para acessar diretamente o patamar entre os níveis.
Os dois quartos frontais no segundo pavimento também podem ser acessados através do terraço, que serve como uma sala de serviço. No futuro, está prevista a ampliação da varanda, e será concedido acesso aos dois quartos. Além disso, uma sala para artesanato e uma área de trabalho, destinada à criação de roupas originais, foram distribuídas separadamente nos dois pavimentos. Acreditamos que a casa, com seus múltiplos acessos e fluxos, permitirá uma ampla gama de usos e ações. Assim, esperamos que a casa seja flexível e totalmente aberta para morar.